By Esgotecnica / Manutenção / 0 Comments

5 dicas de manutenção elétrica predial preventiva

A manutenção elétrica preventiva é essencial para o bom funcionamento de qualquer residência. Em caso de prédios, esta manutenção é ainda mais importante, devido à complexidade da estrutural do ambiente e do maior número de pessoas.

Seja em prédios residências ou comerciais, o número de pessoas e ambientes é bem maior, isso pode causar mais problemas. Por este motivo é preciso ter um controle rígido da qualidade das instalações elétrica.

Este tipo de prevenção não deve ser algo exclusivo de instalações antigas. As instalações recentes também devem ter um plano de manutenção preventiva constante, principalmente quando mais pessoas ou atividades vão para o prédio.

A manutenção preventiva elétrica predial tem como principal função revisar e substituir vários componentes que podem estar funcionando de forma inadequada, ou não funcionando. Durante a manutenção é analisado os fatores que podem estar causando o problema.

Este tipo de manutenção deve ser sempre feita e revisada por um eletricista com experiência. A prevenção bem-feita garante:

  • Redução na perda de equipamentos e aparelhos que podem parar de funcionar por problemas da rede;
  • Economia de emergia, afinal com os equipamentos da rede funcionando de forma correta não há sobrecargas e funcionamento irregular;
  • Segurança. Este é o principal fator para decidir ter um bom plano de manutenção predial preventiva na parta elétrica. Apenas com a manutenção correta que é possível evitar acidentes graves ou até mesmo fatais

O que deve ser analisado durante a manutenção preventiva predial

Nas instalações elétricas prediais e residenciais, o principal ponto de prevenção está relacionado com a quantidade da carga elétrica da instalação.

Quando uma residência ou prédio é construído, a sua instalação elétrica é feita para aguentar até uma certa carga elétrica. Com o tempo, caso não haja uma boa regulamentação de uso, é possível que os equipamentos acabem ultrapassando esta carga.

Ares condicionados e chuveiros são os principais culpados deste problema, geralmente é necessário criar circuitos exclusivos para estes aparelhos.

A manutenção preventiva também age neste tipo de problema, com o profissional tentando identificar se há instalações que ameaçam causar uma sobrecarga na rede.

Este é um dos principais fatores que devem ser analisados durante uma revisão preventiva na instalação elétrica de um prédio. Conheça outras dicas de manutenção elétrica predial preventiva.

Dicas de manutenção predial elétrica preventiva

Além da possível sobrecarga da rede elétrica, também é necessário analisar outros fatores interessantes. São eles:

  • Situação do cabeamento, plugues, interruptores e outras partes da rede. Analisar como está a situação dos fios e de outros componentes da rede elétrica é tão importante quanto analisar a sobrecarga. São estas falhas que causam curtos e acidentes.
  • Equipamentos e dispositivos de segurança. Quando há uma sobrecarga ou curto na rede elétrica, geralmente o disjuntor “cai”. Este é um procedimento bem comum em qualquer rede elétrica e é responsável por evitar incêndios e outras causas. Se defeituoso, os sistemas de segurança e proteção contra surtos de tensão devem ser trocados imediatamente. Para saber se o dispositivo está funcionando de forma correta é necessário a vistoria de um profissional eletricista;
  • Ciclo de vida de equipamentos. Todo equipamento tem um tempo de vida útil. Este tempo pode ser dado como um período de “validade” para aquele equipamento. Durante a manutenção preventiva predial, é necessário identificar quais equipamentos estão atingindo este tempo de vida e substitui-los;
  • Equipamentos que estão sem uso por muito tempo. Alguns equipamentos, principalmente motores e geradores, podem acabar danificados caso fiquem muito tempo sem uso. Estes itens também devem ser avaliados durante a manutenção predial preventiva.

De forma bem básica, este é o trabalho da manutenção predial preventiva: Identificar falhas na rede antes que eles se tornem problemas; corrigir defeitos e substituir equipamentos antes de quebrarem.

A manutenção preventiva predial deve ser feita todo o ano a partir de 5 anos da criação da instalação elétrica. Apenas este tipo de manutenção garantirá que o prédio continue funcionando sem nenhum problema elétrica, o que é essencial para a segurança de todos os moradores ou trabalhadores do local.

Não é preciso dizer o quanto é importante garantir a segurança elétrica de qualquer tipo de estrutura.

A manutenção preventiva elétrica predial não garante apenas a segurança de todos que utilizam o prédio, mas também a economia por parte da administração. A manutenção corretiva sempre será mais cara do que a preventiva. Estar sempre cuidando e nunca deixando que algo estrague é uma excelente maneira de cortar gastos com a administração de uma empresa ou condomínio.

A Esgotecnica possui uma equipe de eletricistas treinados e prontos para realizar a manutenção predial preventiva do seu prédio com toda a segurança e padrões necessários. Fale com o seu síndico sobre a gente e peça para que ele entre em contato.

Temos total certeza de que a nossa empresa trará todas as soluções necessárias para agradar a todos nossos clientes, desde o atendimento até o resultado final.