By Esgotecnica / Tomadas / 0 Comments

Algumas tomadas funcionam e outras não: entenda e resolva!

Os problemas elétricos são bem desafiadores, e acontecem sem razão aparente. Especialmente em imóveis recém-construídos e nos alugados, é comum você se deparar com o seguinte dilema: algumas tomadas funcionam e outras não. Qual a causa? O que fazer?

Neste artigo, falaremos sobre isso. Se você já passou ou está passando por isso, acompanhe-nos aqui!

Algumas tomadas funcionam e outras não: entenda e resolva!

Você acabou de se mudar para sua nova casa ou apartamento e percebeu que algumas tomadas funcionam e outras não. Com a televisão, computador, notebook, fogão, geladeira, máquina de lavar, ventilador, ar-condicionado e toda a parafernália doméstica dependendo das tomadas, essa situação é mais que complicada.

Os circuitos elétricos são como o corpo humano: seu perfeito funcionamento depende da conexão de uma série de peças interligadas, e se uma delas é danificada ou está funcionando inadequadamente, parte do sistema ou todo ele pode ficar prejudicado.

Então, antes de pensar em como resolver, é necessário saber quais por que algumas tomadas funcionam e outras não.

Defeito na tomada

O defeito pode ser na tomada em si – nesse caso, basta trocar a peça. Mas pode ser que o problema esteja na instalação e, se for isso, ao retirar a tomada você notará que algum fio está solto ou mesmo faltando. Não esqueça de desligar o disjuntor antes de fazer essas verificações, para não correr o risco de sofrer um choque elétrico!

Circuito com sobrecarga

Os circuitos elétricos possuem alguns esquemas próprios de proteção contra sobrecarga. Os fusíveis e disjuntores são “programados”: os primeiros, para derreter ou quebrar, e os últimos para desarmar quando há risco de superaquecimento da fiação ou incêndio elétrico. Quando umas dessas duas coisas ocorre, o fluxo de energia é interrompido e as tomadas deixam de funcionar.

Circuito aberto

Para que a corrente elétrica passe pelos fios, é necessário que eles estejam interligados e funcionando. Fios soltos ou rompidos podem ser o porquê algumas tomadas funcionam e outras não. Nesse caso, é preciso consultar um eletricista de confiança para resolver o problema.

Curtos-circuitos

Assim como a sobrecarga no circuito, os curtos-circuitos também podem interromper a corrente elétrica no imóvel e fazer com que as tomadas fiquem sem alimentação e, portanto, não funcionem.

Esses são os motivos para que uma, várias ou até mesmo todas as tomadas não funcionem. Se você está com esse problema e se perguntando o que pode ser, precisa analisar se ocorreu alguma das coisas citadas acima.

Quando devo chamar um eletricista?

Como sabemos, problemas no circuito elétrico não são simples para os leigos. Não só não temos o conhecimento técnico para resolver com segurança como até mesmo podemos ter dificuldade de identificar a causa.

Se em sua casa, escritório ou empresa algumas tomadas funcionam e outras não, a melhor solução é chamar um eletricista. O profissional especializado poderá resolver a questão de modo seguro e prático.

Se você está passando por dores de cabeça por causa disso, entre em contato conosco. Temos os profissionais mais qualificados para te atender!

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *