By Esgotecnica / EletricidadeManutenção / 0 Comments

Como descobrir um curto em uma residência

Um curto-circuito em uma rede residencial é um problema grave por muitos motivos. Inicialmente e mais perigoso é o problema que o curto possa causar danos materiais, iniciando incêndios ou simplesmente queimando circuitos de equipamentos diversos.

Outro problema, esse mais difícil d ser notado, é o curto que não inicia incêndios ou não queima nada, porém, faz com que equipamentos funcionem de forma errada, desgastando o circuito ou simplesmente aumentando consideravelmente a conta de luz no final do mês.

Já reparou alguma lâmpada que precisa ser trocada muito antes do fim de sua vida útil? Pode ser que exista um curto-circuito em alguma parte da rede elétrica. Esse é um problema difícil de ser notado e ainda mais difícil de ser diagnosticado por conta própria.

É por isso que a Esgotecnica traz soluções para identificar e corrigir o curto em uma casa com precisão e com a eficiência necessária para esse tipo de problema (que é bastante complexo).

Confira mais sobre os curtos circuitos e algumas dicas de como identificar esses problemas.

O que é um curto-circuito?

Para sabermos como identificar um curto em uma residência, primeiro é preciso saber o que é um curto-circuito e quando ele ocorre.

Existem diferentes maneiras de um curto se manifestar. Uma das maneiras principais é quando dois polos energizados entram em contato. Ou seja, de forma simples, é quando dois fios estão encostando um no outro e fechando um curto. Esse problema geralmente causa danos imediatos e é fácil de se resolver, já que causa faíscas e pode até mesmo queimar o plástico que envolve os cabos.

Casos menos conhecidos, mas que são até mais comuns, é quando a rede ou equipamento está sofrendo curto por uma alta de carga. Isso quer dizer que, por diferentes fatores, uma instalação elétrica está sofrendo estresse por ter que lidar com mais consumo do que ela foi criada para operar.

Muitos equipamentos ligados em uma mesma tomada é um típico causador desse problema. Esse tipo de curto causa superaquecimento e pode queimar os fios da rede elétrica, consumir mais energia ou continuar derrubando o disjuntor a cada poucos minutos.

As redes elétricas são tão complexas que um simples parafuso mal apertado é o suficiente para causar uma série de problemas em toa a residência.

Como descobrir um curto em uma residência?

Infelizmente, essa é a parte difícil do problema! Você pode notar diversos sinais que acusam um curto na rede. Porém, encontrar onde ele fica exatamente é uma questão profissional onde é sempre melhor contar com empresas especializadas.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  • Disjuntor que desarma constantemente.
  • Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  • Aumento inesperado na conta de luz.
  • Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  • Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Se você desconfia de algum problema de curto na rede elétrica, desligue todos os disjuntores e observe o relógio. Se ele continuar registrando consumo, existe fuga de corrente nos disjuntos ou então no fio principal.

Encontrando o local do curto

A energia elétrica utilizada em ambiente residencial (ou em qualquer outro lugar) é perigosa. Por isso, não enfatizamos que todos os reparos nas redes elétricas sejam sempre realizados por profissionais treinados e com os equipamentos de segurança.

Um rápido descuido ao líder com a rede elétrica residencial é o suficiente para causar graves acidentes. Por isso, sempre muito cuidado e conte com uma empresa séria e responsável.

O eletricista vai encontrar o ponto que apresenta curto-circuito através de uma lâmpada de teste. A lâmpada é colocada em paralelo com o disjuntor que está desarmando. Depois o profissional vai desconectando o condutor fase em todas as conexões reguladas pelo disjuntor

Quando a lâmpada apagar ou ficar com um brilho reduzido, o eletricista terá encontrado o ponto em que ocorre o curto. Existe também o uso de equipamentos como o multímetro e medidor de temperatura para poder encontrar o local do problema.

O curto pode acontecer por causa de desgaste da rede elétrica ou por mau uso. Para evitar o segundo caso, basta evitar a sobrecarga de tensão dentro da residência. Utilize filtros de linha ao invés de benjamins (T) e nunca ligue muitos equipamentos em um único ponto.

Vale lembrar também que sempre que for trocar equipamentos de alto consumo, como o chuveiro, é importante consultar um eletricista para verificar a possibilidade de uso do equipamento.

Conte com a Eletricista Esgotecnica

A Esgotecnica conta com profissionais treinados e com um atendimento 24h para garantir que você não fique no escuro e nem tenha danos em seus equipamentos. Identificamos e corrigimos curtos com agilidade e eficiência.

Se estiver com problemas de curo em residências, comércios ou industrias, nós temos a solução perfeita para cada problema! Com a gente você não tem dor de cabeça.