Como instalar ventilador de teto com controle remoto
By Esgotecnica / Instalações / 0 Comments

Esgotecnica – Como instalar ventilador de teto com controle remoto

No calor muita gente passa a usar ventiladores e ares-condicionados para dar uma resfriada. Os ventiladores são a opção da maioria devido ao seu preço mais baixo, consumo baixo de energia e o fato de não ressecar o ar. Atualmente, os ventiladores estão mais modernos, existindo até mesmo ventiladores de teto com controle remoto.

Este tipo de aparelho faz parte da rotina da maioria das pessoas e dos profissionais que trabalham com eletricidade. Portanto, é importante saber como fazer a instalação dos ventiladores de teto com controle remoto, facilitando assim até possíveis manutenções.

Instalar um ventilador de teto com controle remoto não é uma tarefa muito árdua. Este tipo de aparelho possui uma instalação fácil como qualquer outro ventilador de teto, só é preciso fazer a operação com calma e bastante atenção para não ligar nada errado. A Esgotecnica está aqui para te ajudar.

Nota: Antes de começar a pensar na instalação de um ventilador de teto com controle remoto, lembre-se de:

  • Durante todo o processo e manuseio do ventilador, lembre-se de não segurar ele pelos cabos. Isso evita problemas de deslocamento e rompimento dos cabos de energia;
  • Lembre-se de sempre manter o manual do aparelho por perto para ter a referência correta para o procedimento.
  • Caso você já possua um ventilador, não mistura as peças novas com as antigas. O correto é usar todo o conjunto comprado. “Misture” apenas nas situações em que o conector do controle remoto é comprado separado do ventilador.
  • Certifique-se de que o local escolhido para a instalação do ventilador pode aguentar o peso da peça (média de 25 kg).
  • Certifique0se de que o ventilador não vai ficar muito baixo. A altura mínima recomendada é de 2,3 metros. Caso haja lustres ou outros aparelhos próximos do ventilador, resguarde uma distância de meio metro, pelo menos.
  • O ventilador com controle remoto, na maioria das vezes, vem com a peça conectora, conecte-a primeiro antes de instalar as pás. As pás podem atrapalhar a instalação e o manuseio.

Agora vamos para a parte principal da instalação do ventilador.

Como instalar um ventilador de teto com controle remoto

Nota: Estamos usando um modelo específico de um modelo de entrada e de preço acessível. Porém, o artigo pode ser usado de base para qualquer outro ventilador, basta adaptar as informações.

O primeiro passo é separar e identificar as peças. O ventilador vem com o motor, pás, controle remoto, fios, soquete, haste e conector do controle remoto.

O motor, as pás e o controle remoto são fáceis de identificar. O conector é um quadrado com algumas entradas para o fio.

A primeira coisa a se fazer é montar o soquete da lâmpada (se o modelo tiver) junto ao motor, haste e detalhes do acabamento. Alguns modelos de ventilador vêm com o motor e soquetes já montados.

O fio do soquete passa por dentro do centro do motor. Estes fios, junto com os fios do motor devem passar por dentro da haste de fixação e sair pela outra extremidade.

Após passar os fios e prender a haste ao motor usando as travas mandas pela fabricante, é hora de ligar os fios da lâmpada e do motor ao conector do controle remoto.

Cada conector é diferente em seus terminais de conexão. Porém, todos os conectores possuem um desenho indicando o que deve ser ligado a cada entrada.

Para o nosso exemplo, a ligação fica:

  • Entrada 1 – Fio Preto do Motor. Este fio deve ser ligado junto com um capacitor.
  • Entrada 2 – Fio Branco do Motor (Fio comum).
  • Entrada 3 – Fio Preto do Motor. Também ligado com um capacitor.
  • Entrada 4 – Fio Neutro da Rede Elétrica.
  • Entrada 5 – Fase da Rede Elétrica.
  • Entrada 6 – Fio da lâmpada
  • Entrada 7 – Fio da lâmpada

Os fios do motor e da lâmpada podem ser ligados nos conectores indicados sem se preocupar com a ordem certa. Independente de como eles forem ligados, a função será a mesma.

O fio neutro e fio fase da rede elétrica ficam mais fáceis de serem ligados após a fixação do ventilador no teto. Os outros fios são recomendáveis serem instalados com ele ainda no chão.

Com a energia ligada, teste para ver se o ventilador está com suas funções normais. Caso esteja, basta encaixar os acabamentos de acordo com a peça comprada (todas as peças de acabamento são encaixadas de forma fácil e com indicação no manual.

Por último coloque as pás no ventilador. A grande maioria das pás vem com uma etiqueta avisando qual o lado de cima e qual é o lado de baixo. Atente-se a este detalhe para evitar confusões e para garantir que as funções Exaustor e Ventilar funcionarão corretamente.

Lembrando que este é um artigo de base para as instalações. Cada ventilador possui uma forma diferente de instalação e é recomendado que apenas quem tem algum conhecimento realize o serviço, mesmo sendo fácil.

Está precisando de ajuda para instalar o ventilador de teto com controle remoto? Chame a Esgotecnica que resolve para você!