By Esgotecnica / Conta de luz alta / 0 Comments

Minha conta de luz veio muito alta: o que fazer?

Bom, que pagamos impostos demais, disso você já sabe e especialmente no Brasil, infelizmente, uma terra rica em recursos naturais, sempre houve muita corrupção. Sendo assim, você pode pensar: minha conta de luz veio muito alta e estou sendo roubado na cara dura por essa companhia de energia elétrica.

Ok, mas e aí se for verdade? A nós só cabe tentar diminuir o consumo elétrico e fazer o que está ao nosso alcance, porque quebrar a cabeça com suposições é perda de tempo.

Confira nesta publicação quais são as causas mais prováveis para o aumento na conta de luz e o que você pode fazer de maneira a reduzir o consumo de energia elétrica.

Minha conta de luz veio muito alta: é culpa da falta de chuva?

Será? Na internet, você encontra a imprensa dizendo que, devido à falta de chuva, em decorrência do fenômeno climático El Niño, isso resultaria na conta de luz vindo muito alta. Ok, até aí pode fazer um pouco de sentido, mas encarecer a fatura de energia a tal ponto?

Em continuidade a esse discurso, a falta de chuva seria em decorrência do aquecimento global, e também das queimadas na Amazônia. Porém, enquanto a imprensa diz que “chove porque tem árvores”, há quem diga o contrário: “tem árvores porque chove” como explica o especialista Ricardo Felício no vídeo a seguir:

Mas nos atendo aqui à sua pergunta: minha conta de luz veio muito alta, o que fazer? Conheça quais são as sugestões do Eletricista SP nos tópicos seguintes.

Conta de luz alta: razões concretas

Provavelmente, você já deve conhecer aquele dito popular: “chorar não paga as contas”, certo? E apesar de ser verídico, embora nem todos os ditados sejam, sempre há algo a ser feito para resolver as questões que aparecem, mas, antes disso, primeiro você precisa identificar a raiz do problema.

Ao questionar “minha conta de luz veio muito alta”, considere o que está ao seu alcance e não fora dele. A partir desse ponto, você conseguirá tomar as providências necessárias que lhe ajudarão!

Aumento no gasto de kWh (Kilowatt-hora)

Esse motivo parece ser um tanto quanto óbvio, mas perceba que consumo e gasto não são a mesma coisa, e as perguntas a serem feitas nessa hora são:

  • será que você realmente consumiu o tanto que gastou?
  • se acha que não, porque houve um aumento na leitura da energia elétrica?
  • pode ter algum equipamento ou problema na fiação que justifique esse “consumo”?

A conta de luz muito alta na pandemia, por exemplo, é até compreensível, já que você fica mais tempo em casa, as lâmpadas ficam ligadas por um período maior, os eletrodomésticos, etc. Fora isso, é hora de averiguar, pois só você sabe o quanto se esforça para ganhar sua renda financeira!

  • você comprou equipamentos elétricos recentemente?
  • e o tempo durante o banho? 1 minuto a mais (ou a menos) todos os dias já faz toda a diferença

Agora vamos às dicas de como diminuir a conta de luz com cuidados diários que resultarão em uma fatura mais magra no começo do próximo mês!

Economia de luz: o que você pode fazer

Já que esquentar a cabeça não resolve nada, e ainda deixa a gente mal humorado, vamos de foco na solução. Minha conta de luz veio alta? É hora de me atentar ao seguinte:

  • tire todos os equipamentos elétricos da tomada quando não estiverem em uso e não apenas ao dormir
  • coloque um relógio de parede no banheiro e reduza o tempo no banho – chuveiro gasta muita energia
  • veja qual lâmpada é mais econômica e faça a substituição
  • verifique se há muitas emendas nos fios e, caso sim, a troca da fiação vai ajudar bastante

Com todos esses cuidados, talvez você tenha como reduzir a conta de luz pela metade, já pensou que maravilha?! Bom, desde que reduza, mesmo não sendo 50%, já está ótimo!!

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *