By Esgotecnica / EletricidadeReparos / 0 Comments

Pane elétrica residencial: o que fazer

A rede elétrica residencial é um dos sistemas mais importantes para o dia-a-dia. Nela é ligado todo tipo de equipamento elétrico, incluindo a iluminação do imóvel. Portanto, a pane elétrica residencialpode atrapalhar bastante a rotina de alguém.

Vale lembrar que todo tipo de problema que faz com que a rede apresente comportamento irregular pode ser considerado uma pane.

As panes podem ir do curto circuito, que causa um problema bem vidente até a tensão errada de uma instalação. Nesse último caso, apesar de não ser algo visível e de risco imediato, ele pode dar dores de cabeça no futuro.

Confira algumas dicas da Esgotecnica para identificar panes elétricas e o que você deve fazer nesses casos.

Causas da pane elétrica residencial

Antes de ver quais os tipos de pane elétrica residencial que você pode se deparar, primeiro é preciso entender como elas ocorrem.

De forma geral, o grande culpado das panes elétricas é a instalação original. Muitas vezes, ao economizar no profissional ou no material, é possível que se crie uma bomba relógio que com o tempo pode estragar diversos equipamentos ou até causar curtos futuros.

Por isso é necessário sempre contratar um profissional ou uma empresa que está sempre seguindo as normas de segurança e os procedimentos modernos.

Além disso, também é necessário que o profissional esteja sempre ligado nas inovações do mercado, para não acabar fazendo uma instalação datada.

Outro causador de panes elétricas são as manutenções e expansões realizadas de forma errada. Por exemplo, a instalação é bem-feita, mas futuras expansões e reparos são feitos com descuido ou utilizando métodos não mais adequados, toda a rede, até a parte bem-feita, vai sofrer.

Nem sempre a culpa é do profissional, é claro. Não realizar a manutenção preventiva no tempo correto é uma negligencia perigosa. Profissionais da área recomendam que seja feita uma manutenção preventiva a cada 10 anos.

Considerando a importância da rede elétrica a manutenção preventiva é um investimento que vale muito a pena. Sem contar que 10 anos é um intervalo bem grande para realizar o procedimento.

O uso incorreto da rede também é um grande causador de panes elétricas residenciais.

Ou seja, garantir uma instalação de qualidade, assim como expansões e reparos é certeza de ter uma rede elétrica sem problemas no futuro.

Pane elétrica residencial

Panes elétricas podem se manifestar em diferentes pontos e serem caracterizadas por problemas diferentes. Como dissemos, qualquer tipo de problema que interrompe o funcionamento da rede é uma pane.

As principais panes elétricas incluem o funcionamento errático do disjuntor. Isso faz com que toda a rede seja desligada. Esse é um problema que pode ser mecânico (defeito na peça do disjuntor), mas que geralmente indica um problema em alguma parte da rede elétrica.

Outra pane grave é o curto circuito, onde problemas com a fiação causam superaquecimento e incêndios. O curto circuito é caracterizado pelo aumento repentino na tensão que acaba forçando a rede e causando acidentes graves.

Muitas vezes, esses problemas podem ser causados pelo morador, como citado acima. Usar muitos equipamentos em uma única tomada, ou aparelhos mais fortes do que a rede foi desenhada para suportar são alguns erros clássicos.

Sinais de pane elétrica residencial para você ficar de olho

Muitas vezes podemos estar com problemas que nem sempre são tão fáceis de serem notados. Existem alguns problemas que achamos ser normal e apenas notamos o problema quando a situação fica mais grave.

Por exemplo, um cômodo onde uma lâmpada queima mais rápido do que as outras, é um sinal de problemas na rede. Esse problema pode piorar rapidamente e se tornar uma pane geral.

Outro problema relacionado com as lâmpadas é quando elas “acendem pela metade” ou não apagam completamente. As veze achamos que esse é um problema com a qualidade ou integridade da lâmpada. Mas é na verdade um sinal de ligação elétrica com defeito.

O chuveiro também é comum de apresentar sinais de pane elétrica. Por ser um sistema bem robusto e que exige bastante da rede, muitos problemas se originam nele.

Luzes que enfraquecem quando o chuveiro liga são sinais de que há alguma coisa errada na rede elétrica residencial. Geralmente esse é um problema ligado com uma rede sobrecarregada e que eventualmente pode causar uma pane geral.

O que fazer em caso de pane elétrica residencial

Em caso de pane, parcial ou geral, a recomendação é entrar em contato com um eletricista profissional. Se o problema parecer ser grave e que pode ser um risco para a sua segurança, desligue o disjuntor enquanto aguarda pelo devido atendimento.

Em São Paulo e região você pode contar com os serviços de Esgotecnica para garantir um reparo rápido e eficiente, com toda a segurança necessária para este tipo de sistema.

Contamos com profissionais altamente treinados e seguimos todas as normas para os reparos elétricos em residenciais.

Com a gente você não tem dor de cabeça.