By Esgotecnica / Instalações / 0 Comments

Como instalar tomadas novo padrão: passo a passo

O novo padrão de tomadas causou um certo reboliço quando passou a ser obrigatório. Muita gente teve que se virar para instalar tomadas do novo padrão em sua residência.

Por determinação do Inmetro as tomadas brasileiras devem seguir o padrão ABNT. Esse padrão consiste em uma tomada com três pinos, sendo um para aterramento. Além dos pinos, a diferença fica por parte da “profundidade” da tomada, tendo uma entrada em formato de buraco.

Esses novos plugues de 3 pinos são usados em aparelhos que precisam ter um aterramento adequado. Eles protegem o aparelho e o consumidor evitando risco de choque em caso de curto ou de descargas elétricas na rede.

A padronização, apesar de ter sido controversa, ajudou bastante na comodidade e segurança das tomadas. Antes dessa padronização existiam um total de 12 tipos diferentes de plugue e 8 tipos diferentes de tomadas. A grande variedade fazia com que os consumidores tivessem que comprar muitos adaptadores.

Além de ser uma verdadeira chatice, a prática de usar adaptadores também poderia apresentar risco para a segurança da rede elétrica e dos usuários.

Outro fator de segurança dessas tomadas é o formato em poço. Esse formato garante que não haverá acidentes ao introduzir o plugue na tomada. Antigamente era comum levar um choque ao encostar o dedo na parte metálica do plugue enquanto o conectava. Com o formato de poço não há como isso ocorrer, protegendo o usuário de quaisquer acidentes.

Além da segurança essas novas tomadas também trazem economia.

Existem duas novas configurações para os plugues e para as tomadas do padrão ABNT. Há plugues com o diâmetro de 4mm, esses são os menores do tipo. Estes plugues foram projetados para aparelhos que operam em até 10 ampères. O formato mais fino dele evita que aparelhos mais potentes sejam ligados nessa tomada, oque evita sobrecarga e o desperdício de energia.

Já a outra configuração é com plugues de 4,8mm, estes são feitos para serem usados com aparelhos mais potentes e que operam com até 20 ampères.

Agora que já entendemos os benefícios dessas tomadas novas, está na hora de aprender a instalá-las.

Como instalar tomadas novo padrão: passo a passo

Instalar tomadas não é algo tão complicado. Esse é um serviço de reparo simples e que pode ser feito com o uso de poucas ferramentas, mas sempre com muito cuidado.

O que deve ser lembrando durante instalação de tomadas é que estamos mexendo com eletricidade.  Segurança acima de tudo sempre!

Primeiro vamos começar com as ferramentas necessárias para realizar a instalação:

  • Chave de fenda/Philips;
  • Chave de teste ou multímetro e
  • Alicate para cortar e descascar fios

Antes de começar a fazer qualquer operação nos fios ou nas tomadas, desligue a chave geral. Essa medida evitará acidentes.

Após juntar as ferramentas necessárias e tomar as devidas precauções para começar o procedimento siga o passo a passo:

  • Passo 1 – Remova a tomada antiga. Para retirar basta desparafusar a placa que protege a tomada. Desparafuse a tomada e retire os fios.
  • Passo 2 – Reverifique a fiação. Veja como está a situação dos fios. Caso eles apresentem algum dano, estiverem muito torcidos ou com marcas pretas, corte o pedaço com defeito e desencape mais um pouco.
  • Passo 3 – Identificação dos fios da tomada. Para realizar a instalação correta é necessário saber quais os fios devem ser colocados no plugue. As tomadas geralmente possuem as seguintes cores: Azul Claro para o neutro, verde ou verde com amarelo para o fio terra e vermelho, preto ou marrom para a fase.  Algumas casas possuem apenas dois fios, o neutro e o fase. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois ainda é possível fazer a instalação normal da tomada.
    • o Teste os fios após identifica-los. Caso você não tenha certeza de que os fios estão corretos, ou eles tiverem cor, basta usar a chave de teste ou o multímetro para testar os fios e descobrir qual é a fase e qual é o neutro.
  • Passo 4 – Ligue os fios da tomada. Com os fios identificados é hora de conectá-los à tomada. O primeiro fio a se encaixar é o terra, ele sempre deve ser ligado no pino do meio. Os fios fase e neutro devem ser encaixados de lados opostos para não cruzarem um ao outro. Eles podem ser encaixados em qualquer um dos lados, a menos que a tomada tenha um “N” em relevo em alguns dos lados, nesse caso coloque o fio Neutro no encaixe indicado pela letra.
  • Passo 5 – Finalize. Após parafusar todos os fios nos encaixes, parafuse o suporte no encaixe corretamente. Finalize o procedimento parafusando o espelho de acabamento na tomada. Religue a rede elétrica.

Pronto! A tomada está instalada e pronta para ser usada.

Lembrando que eletricidade é algo bem perigoso e caso você não tenha experiência com esse tipo de reparo o ideal é chamar ajuda profissional eletricista.

A Esgotecnica está aqui para te atender e ajudar na instalação de tomadas, interruptores e outros reparos elétricos.

Não passe raiva e nem se arrisque, chame a Esgotecnica!