Como trocar um disjuntor
By Esgotecnica / EletricidadeManutençãoReparos / 0 Comments

Como trocar um disjuntor

Os disjuntores são equipamentos importantíssimos para qualquer imóvel que conte com energia elétrica. Essas peças, obrigatórias em qualquer instalação, são responsáveis por evitar curtos-circuitos e mitigar a chance de acidentes que podem acabar causando grandes prejuízos.

Para trazer mais segurança para nossos clientes, a Esgotecnica está trazendo um guia rápido e prático de como trocar um disjuntor. Porém, recomendamos que os reparos na rede elétrica sempre sejam feitos por profissionais.

Por isso, conte com a Esgotecnica, eletricista em São Paulo e Litoral para resolver diferentes tipos de problemas!

Temos profissionais altamente treinados para oferecer o melhor atendimento em toda a região e garantir a sua segurança e tranquilidade! Portanto, se você quer ter o melhor serviço de eletricista em São Paulo, entre em contato com a gente!

Com esse aviso, podemos seguir com o guia ensinando a como realizar a troca do disjuntor para a sua residência de forma simples.

Quando é necessário trocar um disjuntor?

Um disjuntor pode apresentar uma série de problemas diferentes. Quando esses problemas surgem é necessário realizar a troca da peça. Porém, é importante saber identificar quando é necessário a troca do equipamento.

Bom, o problema mais grave que um disjuntor pode apresentar é quando ele para de ligar. Isso quer dizer que, mesmo quando ele está na posição ligado ele ainda não realiza a passagem de energia, deixando tudo desligado.

Esse é um problema fácil de ser identificado. Caso a energia elétrica esteja chegando até o disjuntor normalmente (facilmente medido com chave medidora) mas não está saindo do equipamento, então ele está queimado.

Nesses casos é necessário realizar toda a troca do equipamento, o que é ne verdade, um procedimento bem rápido.

Outro problema recorrente do disjuntor é quando ele desarma demais. Mas Cuidado! Esse pode ser sinal de que algo não está certo com a sua rede elétrica.

Disjuntor desarmando de mais, preciso trocar?

O disjuntor pode apresentar um defeito mecânico na sua trava, fazendo com que ele desarme sem o acionamento do sistema de segurança.

Uma maneira de testar se há problema no sistema mecânico do disjuntor é armá-lo e fazer uma leve pressão na alavanca com o dedo. Se ela desarmar facilmente, então há um defeito no sistema e ele precisa ser trocado.

Caso ele não desarme durante esse teste então o problema está na rede! O disjuntor está desarmando porque algo está causando o superaquecimento da peça e ele está fazendo o trabalho de proteger você e o imóvel.

Não adianta simplesmente trocar o disjuntor nessas situações, é necessário consertar a causa do problema.

Como trocar um disjuntor – Ferramentas e passo-a-passo

Para trocar um disjuntor você vai primeiro vai precisar das ferramentas para o trabalho. Felizmente são necessárias poucas coisas. Recomendamos o uso de:

  • Chave Phillips
  • Luva de proteção
  • Chave de fenda
  • Chave de teste
  • A primeira coisa a se fazer é detectar qual o disjuntor que está apresentando o problema e que precisa ser trocado.
  • Uma vez detectado, desligue a chave geral de energia para evitar acidentes. Agora é possível realizar a troca.
  • A grande maioria dos disjuntores ficam em um compartimento de fácil remoção. Portanto, desparafuse o parafuso que prendem os fios de entrada e de saída. Lembre-se de marcar bem a posição dos fios, já que o próximo disjuntor precisa ser instalado da mesma maneira.
  • Ao retirar os parafusos o disjuntor vai ser desencaixado de maneira fácil, basta retirá-lo do local.
  • Coloque o fio de entrada e de saída de energia na peça nova e parafuse. Lembrando de colocar na mesma posição que estava antes.
  • Encaixe o disjuntor no seu lugar correto e pronto!
  • Ligue novamente a energia e use a chave teste para ver está tudo como deveria.

Algumas observações:

  • É importante que o disjuntor novo tenha a mesma capacidade do antigo. De preferência leve o antigo para a loja onde vai comprar o novo, assim você evita problemas.
  • Os parafusos dos fios devem estar muito bem apertados. Parafusos frouxos causam mal contato e superaquecimento, prejudicando os fios, o disjuntor e podendo até mesmo riscos ao imóvel.
  • Sempre muito cuidado ao realizar reparos dos disjuntores, a energia elétrica é sempre muito perigosa!

Conte com ajuda profissional!

Apesar de ser uma substituição simples, a energia elétrica é bastante perigosa e muitas vezes é melhor contar com ajuda profissional para evitar quaisquer riscos para a saúde.

Para isso, conte com a Eletricista Esgotecnica para garantir um serviço de qualidade e de muita segurança!

Atuamos 24h em São Paulo, Litoral e várias outras partes do estado. Nossos clientes podem sempre contar com o melhor atendimento e com a melhor execução do nosso trabalho.

Portanto, se você precisa trocar o disjuntor ou qualquer outro tipo de reparo, conte com os nossos serviços!

Com a gente você não tem dor de cabeça, apenas a solução de seus problemas.