Disjuntor geral desarmando sozinho
By Esgotecnica / EletricidadeManutençãoReparos / 0 Comments

Disjuntor geral desarmando sozinho: o que fazer

Você provavelmente conhece o disjuntor, não é mesmo? Essa é uma importante peça da rede elétrica, responsável por garantir a segurança e evitar acidentes. Ele possui um funcionamento bem característico. Um dos problemas mais comuns é do disjuntor geral desarmando sozinho ou com frequência.

Esse é um problema relativamente comum. Porém, ele traz sinais de que há algum problema maior com a sua rede elétrica, um problema que pode até ser perigoso para a sua saúde e para a estrutura do imóvel.

A Esgotecnica Eletricista com mais de 20 anos no mercado está sempre pronta e preparada para oferecer os melhores serviços de reparo para rede elétrica em residências, prédios comerciais e de grande escala.

Por isso, estamos sempre por aqui dando dicas para nossos leitores sobre a importância da manutenção elétrica e ainda mais importante, sobre os cuidados que devemos ter com os disjuntores, principalmente quando eles estão desarmando.

Confira o que você precisa saber sobre quando há problemas com o disjuntor geral desarmando sozinho.

Disjuntor geral desarmando – E agora?

Se o seu disjuntor geral está desarmando, a melhor coisa a se fazer é buscar um eletricista profissional o quanto antes! Pode parecer exagero, mas o disjuntor está desarmando porque a rede pode estar em perigo.

O disjuntor é uma peça de segurança, feito especificamente para proteger a rede de sobrecargas de energia e de superaquecimento.

Pode até não parecer, mas dentro de um disjuntor existe um sistema complexo de passagem de energia e ainda mais importante, de desligamento em caso de problemas.

Os disjuntores mais antigos (geralmente na cor preta), trabalham de com uma peça que aquece e desarme o disjuntor. Os mais novos já possuem sistemas que funcionam de forma mais moderna, detectando outras alterações de funcionamento.

Apesar de ser recomendado trocar os disjuntores antigos, eles ainda funcionam muito bem e trazem proteção para a sua casa.

O ponto chave aqui, é que os modelos, antigos e novos, desligam quando há alterações na rede. Essas alterações são perigosas, já que elas podem causar incêndios graves.

O disjuntor pode desarmar à toa?

Existe uma possibilidade de que o disjuntor esteja desarmando por defeito no sistema de armação. Porém, esse não é um problema tão comum.

Para testar se o problema está no disjuntor ou na rede, apenas faça uma leve pressão na alavanca, se ela desarmar com muita facilidade, então há um defeito no disjuntor.

Nesses casos, basta trocar o disjuntor. Porém, como já dissemos, é um caso bem raro, na maioria das vezes, o problema está na rede elétrica e você precisa ficar de olho para evitar acidentes futuros.

O que fazer ao notar o disjuntor geral desarmando?

A melhor coisa a se fazer é sempre buscar ajuda profissional. De preferência, tente evitar o uso de qualquer equipamento que possa estar causando problemas na rede até que a causa do desligamento seja averiguada e corrigida.

Enquanto o disjuntor está desligando, o imóvel está seguro, já que o equipamento está cumprindo a sua função.

Porém, além de isso ser inconveniente, principalmente em ambientes comerciais, com o tempo o disjuntor pode falhar e pode haver o principio de incêndio.

Nunca, em hipótese alguma, negligencie um problema com um disjuntor desarmando.

Quando o problema começar a acontecer, não fique apenas armando novamente o disjuntor. Procure um profissional para oferecer o auxílio necessário e evitar um grande prejuízo no futuro.

Uma vez que a causa exata do superaquecimento seja descoberta, é necessário sanar o problema e, muitas vezes, trocar o disjuntor pois ele pode ter sido danificado com o aquecimento constante.

O que pode fazer o disjuntor desarmar?

Como informamos, o disjuntor desarma por causa do superaquecimento causado na rede elétrica. Esse aquecimento pode ser causado por diferentes motivos, mas o principalmente são os curtos ou a sobrecarga de equipamentos.

É bem comum que o disjuntor comece a apresentar problemas logo após a compra de novos equipamentos elétricos ou a instalação de chuveiros, por exemplo.

Isso quer dizer que, o novo equipamento pode estar exigindo mais tensão do que a rede pode suportar. Ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada também vai causar esse efeito no disjuntor.

Outro problema é a bitola dos fios serem menor do que o necessário para a atual situação da residência, algo como em imóveis mais antigos.

O superaquecimento de rede não é um problema incomum. Aliás, um simples parafuso mal apertado nos fios do disjuntor é o suficiente para causar um grande problema para a residência.

Chame a Esgotecnica Eletricista!

Está com problemas com disjuntor geral desarmando? Então não deixe de contar com ajuda profissional para identificar e resolver o problema!

Evite risco e dor de cabeça, conte com a Esgotecnica para garantir a segurança da sua residência, empresa ou comércio.

Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e condições. Atendemos na Grande São Paulo e em várias cidades do interior paulista. Além do mais, contamos com serviços de urgência 24 horas, prontos para lhe atender a qualquer imprevisto.